21 de outubro de 2009

Redes sociais e o consumidor 2.0


Muitas empresas estão correndo para refazer seus web sites, montar blogs corporativos ou participar de Twitter, Facebook, LinkedIn enquanto suas agências de propaganda ficam pensando em ações on-line e virais.

Muito se fala sobre as redes sociais e o quanto elas afetam as estratégias de comunicação das empresas, mas o verdadeiro desafio que estas redes sociais criam para o mercado não passa pela divisão das verbas e vai muito além de fazer uma versão dos anúncios impressos em forma de banner para o site.

O impacto maior e imediato nos negócios é a chegada do Consumidor 2.0, este novo cliente possui um poder somente comparável a reis e rainhas e ninguém mais na história. Além da decisão sobre suas próprias compras, ele pode influenciar comportamento de muitos outros clientes on-line ou não.

Cada consumidor 2.0 é uma agência de relações públicas das marcas que ama e o pior inimigo das empresas que odeia, suas opiniões e queixas podem aparecer nas primeiras páginas de resultados do Google e serem lidos por centenas ou milhares de clientes atuais e potencias por um longo período de tempo!

Antes de sair usando estas novas redes para vender seu peixe e passar mensagens comerciais é bom que as empresas se estruturem para abrir um diálogo verdadeiro, à altura desta geração mais inteligente de compradores que pesquisam e reclamam on-line.

É um exercício de humildade de empresários e marqueteiros para ouvir e reconhecer os valores e as causas destes clientes, suas crenças sobre produtos e marcas, em alguns casos tirando produtos de linha ou agregando serviços aos existentes.

A oportunidade que se abre é uma técnica e uma arte, o e-branding ou a Gestão da Marca na Web, para conquistar de forma legítima a confiança e a fidelidade deste exército de fãs potenciais que podem construir e imortalizar a reputação de uma Marca do dia para a noite.


Artigo de Luiz Pryzant para o Portal da RedeTV

Marcadores: e-branding, Facebook, Gestão da Marca na Web, LinkedIn, redes sociais, Twitter

postado por Pryzant às 16:12

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Quem sou eu

Minha foto
Nome: Pryzant
Local: SP, SP, Brazil

Trabalhamos com a Gestão de Marcas. Apresentamos idéias e valores através do Branding. O desafio é abrir diálogo entre as organizações e seu público com benefícios para todos. Luiz Pryzant http://www.pryzant.com.br http://www.sopadeletrinhas.com.br

Ver meu perfil completo

Postagens anteriores

  • Viral Pomegranate
  • Direto da terra de Obama
  • O que é realmente portátil?
  • Social media é moda sim, não é modismo.
  • Internet te dá óculos cor-de-rosa
  • Breve história
  • Landor e o Klamath
  • Emulsão de Scott vende há 180 anos
  • coturnos Doc Martens
  • Marca Brasil com S

Powered by Blogger

Assinar
Postagens [Atom]

BlogBlogs.Com.Br Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Acompanhe-nos

Acompanhe-nos no twitter Facebook subscribe via RSS